O verdadeiro Olimpos: Onde os deuses residem
No helenismo, Olimpos é o radiante palácio real onde moram os Deuses - um morro fortificado com salões dourados que fica logo abaixo dos cumes do Monte Olimpo - sob o domínio do rei Zeus. Por causa de desinformação e sofisma, muitas pessoas são ignorantes e passam a acreditar que o Monte Olimpo, que é dito ser a casa dos Deuses, é o mesmo físico na Grécia, que separa a Macedônia da Tessália. E enquanto Olimpos é de fato a morada dos Imortais Vivos, não é o único na Grécia em cujo pico os antigos construíram altares, sabendo muito bem que não poderia, portanto, ser a morada literal dos Deuses. Este Olimpo era apenas um dos pelo menos dezenove outros picos no mundo antigo, também chamado de Olimpo, de outras partes da Grécia continental para afastar-se da Ásia Menor, e todo o caminho para ilhas como Chipre e colônias no extremo oeste. Por isso, é fácil inferir que o Olimpo no sul da Macedônia meramente foi nomeado após o real, devido à sua altura inspiradora que se elevou sobre o mundo.
A realidade de Olimpos já foi proferida pelo divino Homero, que na Odisséia descreve que Olimpo “nunca é abalado pelo vento, nem molhado pela chuva ou coberto de neve; Um céu sem nuvens está espalhado sobre a montanha, um brilho branco ao redor ”(Homer Odyssey , VI, 40) (Philostratus the Elder Imagines , 1. 26). Isso não apenas excluiria todas as montanhas da Terra, mas também excluiria todas as massas de terra. Portanto, de acordo com o divino Homero, enquanto os deuses dominam nosso cosmos e todas as coisas que os habitam, sua morada não é um lugar em nosso reino mundano. (Aldridge 2016)
Os Deuses chovem suas bênçãos sobre este mundo e nossas vidas em uma infinidade de formas constantemente (Flavius Claudius Iulianus, III 399) (Aldridge 2016) ainda sem necessidades, não sendo de forma alguma dependentes nem dele nem de nós (Flavius Claudius Iulianus III , 309) (Sallustius, XV) (Aldridge 2016). Se você dispara uma flecha em uma nuvem de tempestade, você não vai acertar o rei Zeus porque Zeus não é o céu ou a nuvem. Se você derramar um copo de vinho na parede, não vai machucar o Lorde Dionísio porque Dionísio não é vinho. Se você declarar guerra ao Senhor Poseidon e continuar a apunhalar a água com uma espada e coletar conchas, você não vai atingir o terráqueo porque Poseidon não é água (Sallustius, IV) (Aldridge 2016). Essas coisas podem ser dedicadas aos Deuses, e eles podem manter domínio e exercer suas atividades através deles,De Mysteriis , I.17, 65-67) (Iamblichus De Mysteriis , V.23, 267) (Iamblichus De Mysteriis , VIII.3, 313).
Assim, somos levados à verdadeira questão: onde está o verdadeiro Olimpos? Para entender isso, podemos olhar para Homero novamente, que também disse que o rei Helios banha este lugar celestial com Sua luz radiante e benevolente (Homer Odyssey , XII, 380) que ilumina e aperfeiçoa a Ousia ou Ser dos Deuses (Flávio). Claudius Iulianus, III 372-373). De fato, a própria palavra Olimpos deriva do verbo primário λαμπο, “lampo”, que significa “brilhar”.
Há apenas um lugar que sabemos onde não há ventos, chuvas, neve nem nuvens, mas onde o sol dominante continua presente, conferindo radiância aos deuses para aperfeiçoá-los, e este lugar está muito além de nosso reino mundano. É dado aviso por Agamenon em sua oração a Zeus: "Zeus, o mais glorioso, supremo, que habita no céu [ éter ], e cavalga sobre a nuvem de tempestade" (Homero Ilíada , II, 412 e segs.).
Aether, o quinto elemento que está ligado ao dodecaedro, é escrito por Platão para ser o que “Deus [Zeus-Helios, o Demiurgo] usou no delineamento do universo” (Platão Timeu, 55c). Em resumo, o Demiurgo usava esse elemento para unir o todo e organizar os céus . E é exatamente onde o Olimpos fica: os céus.
E enquanto nós, como mortais, nunca entrarmos nos corredores dourados de Olimpo, os Deuses benevolentes sempre estarão presentes, e eles saberão onde está este mundo e as coisas nele. Pois de seus lugares em Olympos os Deuses podem direcionar seu olhar divino - que é mais poderoso que qualquer luz - em direção a nós, até mesmo em nossos pensamentos ocultos.




Comentários